Erro err_network_changed no Chrome: como corrigir?

Um dos problemas mais comuns a afetar usuários do Chrome é um erro no funcionamento do mesmo, o ERR_NETWORK_CHANGED.

Atualmente, o Google Chrome é o navegador mais popular do mundo, concentrando mais da metade dos acessos da rede. E não é para menos, o navegador se mostra muito superior aos seus concorrentes, seja em funcionalidades, seja em desempenho.

Dentre as principais características que podem ser destacadas do Chrome, é possível mencionar a velocidade de conexão, praticidade no uso, a segurança que ele oferece ao usuário e seus dados e também sua alta estabilidade.

Aliando essas qualidades com o conforto na navegação na Internet, tornaram o Chrome um navegador queridinho de boa parte dos internautas, deixando para trás os navegadores concorrentes.

Para você ter uma ideia do tamanho do Chrome, hoje já somam mais de 900 milhões de pessoas que utilizam o navegador como sendo o seu padrão.

O segredo para a boa velocidade dele é justamente a sua capacidade de processar códigos JavaScript, que são os mais utilizados pela ampla maioria dos sites e plataformas na web.

Uma outra qualidade marcante do Chrome é a facilidade com que ele pode ser baixado e instalado. Ele oferece compatibilidade com praticamente qualquer tipo de sistema operacional, podendo ser utilizado em celulares, tablets e notebooks diversos, estando disponível em mais de 40 idiomas.

Entretanto, há também algumas questões que podem comprometer e muito o desempenho deste excelente navegador.

O erro ERR_NETWORK_CHANGED é o mais comum e indica um problema na conexão e que ela foi interrompida. Mas como resolver?

Continue conosco que nós iremos destrinchar esse erro ERR_NETWORK_CHANGED e explicar o que fazer nesses casos. Siga com a sua leitura e confira!

O que é o Erro err_network_changed no Chrome?

ERR_NETWORK_CHANGED

O erro ERR_NETWORK_CHANGED é bem comum e você provavelmente já deve ter passado por ele em algum momento. Esse é o problema mais recorrente a acontecer com o navegador e muitas vezes acontece de forma espontânea.

Às vezes acontece de estarmos navegando por muito tempo de forma perfeita, sem nenhum tipo de problema, mas de repente e sem esperarmos, entramos em um site e ele simplesmente não carrega.

É nesse momento que o erro “a conexão foi interrompida” aparece.

Mas o que será que acontece para o erro ERR_NETWORK_CHANGED aparecer e como é possível corrigir esse problema?

Como você já viu acima, esse problema indica que, de alguma forma, a sua conexão com a internet foi interrompida, entretanto, há como resolver a situação.

Primeiramente, devemos fazer o básico: verificar se há realmente problemas com a internet. Se você está no celular, tente acessar outras funções que necessitem de internet, mas não especificamente do Chrome, como aplicativos e etc.

Se você está tentando acessar com o seu PC ou notebook e está conectado à internet via Wifi,  faça testes com outros dispositivos conectados à mesma rede e verifique se o problema ocorre com todos.

É muito comum que o notebook faça tentativas de se conectar com uma outra rede próxima que tenha uma conexão melhor, e por isso, a conexão é interrompida.

Solução para o erro ”err_network_changed”

ERR_NETWORK_CHANGED

Caso o problema persista, você deverá fazer o seguinte: acesse as configurações do Google Chrome e vá até a opção que diz “Restaurar os valores padrão da configuração original“.

Geralmente, irá abrir em uma nova janela, onde você poderá observar algumas outras opções. Depois você deve clicar em um botão que diz “Recuperar configurações”.

Sendo assim, a configuração padrão do navegador Chrome será completamente restaurada, ou seja, ela voltará a ser exatamente como era quando você fez o download e instalou o navegador em seu PC, com configurações originais.

Vale ficar esperto e pensar antes dessa decisão pois algumas coisas serão perdidas para sempre, como as suas customizações adicionadas ao navegador e informações que você estava procurando ou desenvolvendo um pouco antes de acontecer o erro ERR_NETWORK_CHANGED.

Nesse caso, nós indicamos que esse procedimento seja o último a ser feito, realmente o último recurso na manga para ser testado. No entanto, essa seria a única e última alternativa para resolver o problemas, então muitas vezes ela é inevitável.

Pode parecer chato e difícil, mas na verdade resolver o erro ERR_NETWORK_CHANGED é algo simples e que pode ser feito em pouquíssimo tempo, realmente em questões de minutos.

Depois de fazer o procedimento e restaurar as configurações originais, você poderá navegar tranquilamente na rede e o problema não lhe incomodará tão cedo, pode ter certeza.

E aí, conseguiu corrigir o erro “ERR_NETWORK_CHANGED a conexão foi interrompida” no Chrome? Conte pra gente nos comentários!

Sobre o Google Chrome

ERR_NETWORK_CHANGED

O Google Chrome é um navegador de internet pertencente e desenvolvido pelo Google.

O navegador foi lançado pela primeira vez em setembro de 2008, para o Microsoft Windows, e posteriormente, também foi desenvolvido para dispositivos que contam com sistema Linux, Mac, Android e iOS.

Compilado com base em componentes de código licenciado, como por exemplo, o motor de renderização WebKit, o navegador também conta com o seu principal “ativo”, o componente Chrome OS, onde funciona como uma espécie de plataforma que serve para a execução de aplicativos da rede, além de sua estrutura de desenvolvimento de aplicações, o chamado Framework.

Atualmente, o Chrome está disponível em mais de 40 idiomas e para diversas plataformas, como Windows, MAC OS X, iOS, Android, Debian, Fedora, Ubuntu e openSUSE.

O navegador já é o mais utilizado em todo o globo, contando com 68,32% dos usuários de desktop. Na sequência, temos o Safari com 9,02%, o Microsoft Edge com 8,02% e o Mozilla Firefox, com 7,36%.

Vale lembrar que, além de desenvolver o próprio Google Chrome, o Google também patrocina o Mozilla Firefox, um navegador que foi desenvolvido pela Fundação Mozilla.

A liderança do Chrome em relação aos navegadores mais utilizados do mundo advém desde 2012, e há 10 anos ele continua ampliando o número de usuários e se consolidando no topo da tabela.

Essa liderança não é à toa e não se mostra ameaçada, visto que o Chrome possui uma série de vantagens de desempenho em relação aos demais concorrentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *